»
S
I
D
E
B
A
R
«
Protótipos de baixa fidelidade, croquis, simplicidade, Gantt e burnup
July 26th, 2010 by Joca

Essa semana tive a oportunidade de conversar com Gil Barros, um profissional muito experiente de design de interação e de arquitetura da informação, que está fazendo doutorado na FAU-USP sobre prototipação e o uso de croquis.

…croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho rápido, feito com o objetivo de discutir ou expressar graficamente uma idéia…

O que costuma ser mais importante no croquis é o registro gráfico de uma idéia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Croquis

Ele comentou que vê pouca gente se valendo do desenho feito à mão para mostrar ideias e que, por achar essa opção como uma das formas mais ágeis de comunicacão, resolveu dedicar seu doutorado a esse tema.

Eu já havia comentado sobre a importância dos rascunhos, ou protótipos feitos à mão, no post “Protótipo: primeira impressão” e no post “Mais um exemplo de protótipo de baixa fidelidade“.

O que me atrai nos protótipos de baixa fidelidade e em croquis de forma geral é sua simplicidade inerente. Quem me conhece sabe que sou fã da simplicidade, tanto que já escrevi sobre o tema no post “Simplicidade” e em um outro post onde comento sobre um site de 1 única página.

Semana passada, quando escrevi sobre as vantagens do uso dos gráficos de burnup como opção aos Gantt Charts para acompanhamento do andamento de projetos, acabei não comentando de uma das vantagens mais óbvias do burnup: o burnup é mais simples que o Gantt Chart pelo simples fato de que burnups podem ser feitos à mão. Já o Gantt Chart é muito difícil de ser feito à mão.

A prova disso é a busca de imagens do Google. Experimente pesquisar por Gantt Chart e por burnup chart.

Logo na primeira página da pesquisa por imagens de burnup chart são 4 gráficos feitos à mão. Já na pesquisa por Gantt Chart, não encontrei nenhum…

Burnup

Burnup feito à mão

Outro exemplo de burnup

Outro exemplo de burnup feito à mão

Burn down que aparece na busca por imagens de burnup

Burn down feito à mão que aparece na busca por imagens de burnup

Mais um exemplo de burnup

Mais um exemplo de burnup feito à mão


Be the first to like.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa