»
S
I
D
E
B
A
R
«
Um pouco da pré-história da internet
March 5th, 2009 by Joca

Apesar de tantas maravilhas que se fala da InterNet, o contato com ela não é tão simples e maravilhoso como pode parecer. Tive a “sorte” de fazer parte da fase de testes da Embratel. Recebi o “userid”, a “password” e um impresso com uma série de especificações de acesso. Mesmo de não sendo novato no assunto, só dois dias depois consegui finalmente configurar um kit de conexão e entrar na InterNet.

Esse é um dos parágrafos de uma matéria que escrevi no primeiro semestre de 1995 para uma revista chamada Computer Games, da Sisal Editora. Tive hoje uma grata surpresa quando o Carlos Mendonça, engenheiro de desenvolvimento na Locaweb, me trouxe uma cópia dessa revista que ele encontrou.

Aqui vão mais alguns trechos:

Para usar a InterNet é preciso um kit de comunicação (composto de diversos softwares e manuais). Ele facilita o acesso e a utilização dos recursos disponíveis.

Há ainda o Trumpet para Windows, que pode ser retirado gratuitamente em BBSs.

MOSAIC: acessa servidores que provêm acesso a World Wide Web’s ou WWW’s, tão comentados ultimamente, que são documentos multimídia interativos para facilitar a busca e utilização da InterNet. Através dele passeia-se por documentos com sons, imagens e animações que dão acesso a arquivos, bancos de dados, suporte técnico de empresas, conversação on-line com pessoas espalhadas pelo mundo e muito mais.

Mas vale a pena todo o esforço. Estar em contato com a InterNet é ter em casa acesso ao mundo inteiro, literalmente.

Como se inscrever

Configure seu software de comunicação com emulação de terminal TTY, 7 bits de dados, paridade par e 1 bit stop (7E1). Através do modem acesse a RENPAC pelos números 078-78228 (para modems com velocidade igual ou superior a 9.600 bps) e 078-78224 (para modems de 2.400 bps) e aguarde a resposta “RENPAC” em seu vídeo. Assim que aparecer esta resposta, digite 0724021050400 e tecle <Enter>. O sistema pedirá seu ‘USER NAME’ e sua ‘PASSWORD’. Responda INTERNET e EMBRATEL respectivamente. A partir daí, preencha os campos que aparecerão no monitor.

Algum tempo depois (a Embratel não diz quanto, mas sabe-se que há uma imensa fila) deverá chegar pelos Correios um “Userid” (pronuncia-se iúseraidí, identificação de usuário), uma “password” (senha de acesso) e um impresso com uma séria de informações que serão necessárias para a configuração do acesso à Internet.

Para quem quiser ver a matéria completa:

Matéria Completa 1/2

Matéria Completa 1/2

Matéria Completa 2/2

Matéria Completa 2/2

A capa da revista:

Computer Games

Computer Games

A terceira capa, de onde consegui descobrir a data na propaganda da Fenasoft:

Fenasoft

Fenasoft

E por curiosidade, a contra-capa, com propaganda do OS/2 da IBM:

os/2

IBM OS/2

Be the first to like.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa